FOR IMMEDIATE RELEASE
Também disponível em: English | Brazilian Portuguese | Deutsch | Italiano | SvenskaComunidade KDE anuncia o segundo Beta do KDE 4.1
24 de Junho de 2008 (A INTERNET). A Comunidade KDE está orgulhosa de anunciar o segundo beta do KDE 4.1 com foco em testadores, membros de comunidades e entusiastas para a identificação de bugs e regressões, para que então o KDE 4.1 possa substituir totalmente o KDE 3 para usuários finais. KDE 4.1 beta 2 está disponível como pacotes binários para uma grande variedade de plataformas, e como código fonte. A versão final do KDE 4.1 está previsto para o final de Julho de 2008.
Após um mês passado desde o ultimo congelamento de ferramentas no KDE 4.1, os hackers do KDE estiveram trabalhando na melhoria das ferramentas, integração com o desktop, documentação e tradução dos pacotes. Diversas sessões para correções de erros foram feitas e bugs exterminados na versão beta. Ainda temos bugs que precisam ser consertados até a versão final, mas o KDE 4.1 Beta2 já se mostra uma boa opção. Testar e retornar os erros dessa versão são apreciados e necessários para fazer o KDE 4.1 real.
Enquanto muitas das aplicações KDE 4.1 são escritas em C++, bindings de linguagens permitem a funcionalidade das bibliotecas do KDE para desenvolvedores de aplicações que preferem uma linguagem diferente. KDE 4.1 vem com suporte para diversas outras linguagens, como Python e Ruby. O applet de impressão que foi adicionado no KDE 4.1 é escrito em Python, totalmente transparente para o usuário.
Dolphin o gerenciador de arquivos do KDE4 teve diversas melhorias.
Os primeiros bits e pedaços do Desktop Semantico Social NEPOMUK estão se tornando visíveis e mais aplicáveis. Suporte a tags no Dolphin está começando a se mostrar visível, uma tecnologia desenvolvida num programa de pesquisas Europeu. A seleção de arquivos está mais fácil por um pequeno botão (+) no topo esquerdo da seleção do arquivo, que seleciona-o ao invés de abri-lo. Esta mudança faz o uso do gerenciamento de arquivos no modo clique único mais fácil e previne abertura de arquivos facilmente, além de ser intuitivo e fácil de usar.O visualizador de imagens padrão do KDE4 Gwenview foi melhorado. Opções como rotação e visualização em tela cheia foi colocado diretamente no contexto da imagem, fazendo a interface do usuário mais limpa minimizando movimentos do mouse e fazendo a aplicação mais intuitiva e fácil de usar.
KDE 4.1 está programado para versão final em 29 de Julho de 2008. Esta data foi baseada em seis meses após o lançamento do KDE 4.0.
Voluntários de comunidades e distribuidores de Linux/UNIX gentilmente disponibilizaram pacotes binários do KDE 4.0.83 (Beta 2) para a maioria das distribuições Linux, Mac OS X e Windows. Esteja avisado que esses pacotes não são considerados prontos para uso em produção. Procure o sistema de gerenciamento de pacotes do seu sistema.
Código Fonte. O código fonte completo para o KDE 4.0.83 pode ser livremente baixado. Instruções para compilação e instalação do KDE 4.0.83 estão disponíveis na Página de informações do KDE 4.0.83, ou no TechBase.
KDE é um projeto de Software Livre que existe e cresce pela ajuda de diversos voluntários que doam seu tempo e esforços. KDE está sempre olhando por novos voluntários e contribuições, não importando se for com código, correções de bugs, escrita de documentação, traduções, promoção, dinheiro, etc. Todas as contribuições são apreciadas e aceitas. Favor ler a página de Suporte do KDE para maiores informações.
Nos estamos esperando ouvir de você em breve!
KDE 4 é um ambiente de trabalho inovador Livre contendo inúmeras aplicações
para uso diário como também para propósitos específicos. Plasma é um novo desktop
desenvolvido para o
KDE 4, provendo uma interface intuitiva para interagir com o desktop e aplicações.
O Browser Web Konqueror integra a web com o Desktop. O gerenciador de arquivos
Dolphin, o leitor de documentos Okular, e o Centro de Controle System Settings
completam o ambiente de desktop básico.
KDE is built on the KDE Libraries which provide easy access to resources on the
network by means of KIO and advanced visual capabilities through Qt4. Phonon and
Solid, which are also part of the KDE Libraries add a multimedia framework and
better hardware integration to all KDE applications.